sábado, 7 de novembro de 2009

Equipamento de Segurança: sinal de inteligência

Foto 01: Equipado para viagem

¡Holla, ángels de las carreteras!
¡Gracias por su regresso a mi sitio para compartir de mis aventuras!
¡Cómo lo prometido es una deuda, hoy me lo voy a pagar!
Bem, vamos deixar minha prática de "español" de lado para compartilhar um pouco sobre equipamento de segurança, conforme prometi no post sobre meu acidente.
Se antes eu acreditava que era fundamental investir em equipamentos, depois deste acidente essa crença se tornou em convicção e "filosofia motociclística", se é que esse termo existe...
Me atrevo a afirmar que essa importância é independente do tamanho da sua moto, afinal até queda de bicicleta é possível se machucar, ou coisa pior!
Existem equipamentos finos que são caros, como aqueles de "Moto GP" que ultrapassam os R$ 5.000,00, porém existem outros, fabricados no Paquistão ou Bangladesh, de ótima qualidade e em melhores relações custo/benefício.
É possível encontrar um equipamento, como o meu, até por R$1.500,00. Uma pechincha não?
Primeiramente vamos começar pela jaqueta. Apesar de não ter-mos a intenção de cair, é fundamental que, além de proteção térmica e contra chuvas, ela tenha proteções contra quedas nas costas, ombros e cotovelos, afinal, nunca se sabe né?
A calça deve ter também as mesmas proteções, principalmente na parte frontal, afinal quase não se ouve falar em acidentes com quedas sentadas.
As luvas ideais são articuladas e com protetores de fibra de carbono nas juntas para evitar fraturas nas juntas. Não sei se todos sabem, mas quebrar as juntas é algo ainda irreparável para a medicina moderna.
Apesar de ser o menor componente do equipamento de segurança, elas exercem um papel fundamental em nossa proteção, afinal quando caímos o primeiro impulso involuntário é por as mãos no chão, para "amenizar" a queda.
Se lembram do meu acidente? Foi este impulso involuntário que eu tive. Se estivesse usando ao menos as luvas provavelmente não teria acontecido nada com minha mão! (visitem o post do acidente, tem fotos novas de minha recuperação)
O meu "kit" (jaqueta + calça + luvas) é da X11, da série Expert Riders, todos confeccionados em Nilon Poliéster, que além da proteção física ainda são à prova d´água!
As botas também são partes obrigatórias! Existem muitas opções no mercado, porém optei por Coturnos, ao invés de botas por quatro motivos: são mais ventiladas, mais presas aos pés, mais resistentes e já tinha elas por conta do meu trabalho. Uma economia no final das contas.
O capacete que uso é um nacional mesmo, um San Marino da Taurus®, porém vou comprar um francês, da Bieffe®. Que é na minha opinião a melhor relação Custo/Benefício!
Complementando ainda tenho uma capa de chuva mais simples, de uma marca nacional, a Atlas®, para quando a chuva estiver brava de verdade... afinal, "o seguro morreu de velho".
Além disso, quando meu bolso der uma respirada, ainda vou investir em um protetor de coluna, protetores de joelhos e cotovelos para reforçar as que já estão no meu "kit" e também um roupão de Cordura® (isolante térmico), as marcas ainda não sei, mas depois posto aqui para vocês verem!
Bem, por enquanto isso, depois postarei mais novidades e uma viajem que farei este fim de semana para Piracanjuba/GO, para rever o pessoal da Facul. 3 anos longe daquele povo dá uma saudade!
Além disso vou estrear a Terezona na Estrada! Já estava ficando doente... esses quase 3 meses sem pegar estrada estavam me deixando "down"!
Bons ventos em suas estradas, abraços e até a próxima!

Foto 02: Jaqueta X11 Expert Riders


Foto 03: Luvas X11 Expert Riders

Foto 04: Calças X11 Expert Riders

Um comentário:

  1. Bacana véi.
    Estou com uma CGzinha do modelo mais completo (EX) mas mesmo assim estou andando de jaquetão de cordura da Tutto, bota impermeável da Bull Terrier e luvas iguais à sua, da X11. Só falta a calça com proteções. Isso ae, independente da moto, segurança serve pra todos! Parabéns pelo post e dicas.

    ResponderExcluir