domingo, 18 de julho de 2010

Projeto 2010 – Cidade de Goiás, em HDR

Olá companheiros(as)!
Espero que tenham gostado dos relatos deste viajante nos posts anteriores.
Hoje venho trazer alguns ensaios que fiz em HDR.
Esta técnica não é muito comum, na verdade é relativamente inovadora, e estou realizando meus primeiros ensaios e estudos nela!
O HDR trata-se de um método de renderização que utiliza HDR (High Dynamic Range, ou Grande alcance dinâmico) para calcular a iluminação de cenas computadorizadas com grande precisão e realismo utilizando alcance dinâmico maior.
Uma das principais características da renderização em HDR é que os detalhes na cena com maior índice de contraste são preservados. Sem HDR (ou LDR), áreas da imagem muito escurecidas podem ficar completamente negras enquanto áreas muito claras ficam completamente brancas. Em resumo podemos entender os feitos do HDR em três pontos:
» Áreas brilhantes podem ser realmente brilhantes;
» Áreas escuras podem ser realmente escuras;
» Detalhes podem ser vistos em ambas.
Quero dedicar este post a um ilustre amigo, que tive o prazer de conhece-lo apenas virtualmente, mas que foi graças a ele que pude conhecer esta técnica! Além do mais, a vida dele tem sido um exemplo para mim no que tange a confiança e constante dependência da Graça de Deus. Espero que um dia o trabalho fotográfico deste moço, cujo sua humildade insiste em não deixar ele perceber que é um dos melhores fotógrafos do país, seja reconhecido como realmente merece.
Obrigado Conrad!

Vamos a Goiás em HDR?
Porém devo pedir desculpas pela simplicidade destes exemplares. O esquecimento do tripé não me permitiu uma melhor qualidade, e limitou bastante o número de ensaios. Mas estão aí!

Abraços, fiquem com Deus e até a próxima!
Elias Pinheiro


Foto 01 – Sobrado Monárquico

Foto 02 – Igreja Nossa Senhora da Abadia

Foto 03 – Igreja Nossa Senhora da Boa Morte

Foto 04 – Palácio Conde dos Arcos e Igreja Matriz de Santana

Foto 05 – Igreja Nossa Senhora Aparecida

Foto 06 – Igreja Nossa Senhora Aparecida

Foto 07 – A Luminária

Foto 08 – Casa Colonial

Foto 09 – Igreja de Santa Bárbara

2 comentários:

  1. Elias parabéns por mais essa viajem, que todos os post ficam muito bons, as HDR estão belas.

    ResponderExcluir
  2. Por essa não iría esperar não, meu grande e caro amigo Elias!
    Tanto tempo que não temos tido mais contato que quando penso que já tinhas esquecido do amigo aqui, você vem com uma surpresa dessas. E que surpresa agradável!
    Estava na verdade bastante desanimado, deprimido de vido à minha doença (Doença de Crohn) que não me larga, e provoca dores insuportáveis no meu intestino. Tenho que tomar altas doses de morfina a cada 4 horas para aguentar, e mesmo assim as vezes a dor é mais forte do que o remédio.
    Muito me alegrei com seu retorno, e se um dia quiser visitar a minha humilde cidade de Taió SC, as portas da minha casa estarão abertas para você, grande amigo Elias.
    Parabéns pelos HDRs e convido para postá-los na minha comunidade que se chama HDR Photo Brasil, que já conta com mais de 2.300 membros. Seria uma honra ter seus HDRs postados lá.
    Também juntamente com a comunidade tem o grupo no Flickr com o mesmo nome: HDR Photo Brazil.

    Muito obrigado pela homenagem, só achei que exagerou ao dizer que sou um dos melhores fotógrafos do Brasil, para né? Eu sou um mero aprendiz. Aí alguém irá olhar minhas fotos e verá fotos ali desde o meu início que não tem nada de profissional. Apenas fotos amadoras feitas com uma câmera Sony H5.
    Hoje já melhorei o equipamento, tenho uma CANON XSi com uma lente Tamron 17-50mm F/2.8 comparada por muitos fotógrafos com a qualidade das lentes dalinha L da Canon. E mais uma lente macro 60mm F/2.8 da Canon e um flash EX430II também da Canon, mas depois que adquirí tudo isso só piorei e nem fiz muitas fotos com esse equipamento. Mas se Deus quiser uma hora as fotos sairão.

    Um grande abraço amigo Elias e fique na paz do grandioso Pai do céu!

    Seu amigo

    Conrad Kleinschmidt

    ResponderExcluir